As pessoas estão sempre em busca de produtos milagrosos, que façam emagrecer sem muito esforço. Em virtude disso sazonalmente surgem no mercado chás, frutas, alimentos ditos “milagrosos”, capazes de garantir a saúde e o emagrecimento sem muito esforço.

No momento a estrela é a goji berry, uma frutinha vermelha, originária do Sul da Ásia. Trata-se de um produto novo no mercado Ocidental, mas que no Oriente é bastante conhecido.

Aqui a fruta foi considerada um superalimento, rico em oxidantes, substâncias anti-inflamatórias, vitaminas e minerais. Mas é bom ficar atendo, nem tudo o que se diz por ai em relação a superalimento é verdade.

A goji berry é sim uma ótima aliada do emagrecimento e da vida saudável, já que realmente possuí todas as substâncias citadas acima, mas sozinha ela não fará milagres.

A sua ingestão precisa estar alinhada a uma dieta saudável. Importante também saber que o limite diário de ingestão da fruta é de 15 a 45 gramas, não mais do que isso.

Outra informação importante é que a goji berry é realmente 50 vezes mais rica em vitamina C do que a laranja, por exemplo, o que aumenta as suas propriedades antioxidantes. Mas, por exemplo, o açaí, possuí as mesmas características do que a goji berry e com uma vantagem, ele também é fonte de cálcio e gorduras boas, além de ter um preço bem mais acessível.

Não existem alimentos milagrosos, nenhum alimento é completo. O que existem são alimentos com mais propriedades do que outros. Mas a alimentação saudável se dá através da ingestão de vários deles, procurando a atender as necessidades do organismo.

Prof. Dr. Ricardo Zanuto
Doutor e mestre em Fisiologia Humana e Biofísica pelo ICB-USP; Graduado em Nutrição clínica e esportiva; graduado em Educação Física com especialização em Fisiologia do Exercício, natação e atividades aquáticas.