A menstruação é um fenômeno feminino que ocorre na adolescência e que vem acompanhada de diversas dúvidas e crenças que confundem a cabeça das mulheres. Muitas acreditam que o sangue eliminado mensalmente é ‘sujo’ ou questionam se é possível contrair doenças sexualmente transmissíveis durante o período.

Confira a seguir os principais mitos e verdades sobre esse assunto de acordo com a ginecologista e obstetra, Maria Elisa Noriler. A Dra. Maria Elisa Noriler é médica Preceptora de Ginecologia e responsável pelo setor de Ginecologia Endócrina InfantoPuberal e Climatério do Hospital Municipal Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha desde fevereiro de 2010 e também médica plantonista de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Santa Joana e da Maternidade Pró Matre de São Paulo.

1. Mulheres que convivem menstruam na mesma época.

MITO: Cada mulher tem um ciclo ovulatório independente, assim a convivência não interfere.

2. Andar descalça piora a cólica.

MITO: Não existe nenhum estudo que comprove essa relação.

3. A menstruação favorece o aparecimento de acne.

VERDADE: No período pré-menstrual o aumento da progesterona eleva a oleosidade das glândulas sebáceas da pele, podendo sim favorecer o aparecimento ou aumento de acne.

4. Ter relação sexual no período menstrual é mais prazeroso.

MITO: Essa questão é muito pessoal, tem mulher que prefere, mas a maioria tem um aumento da libido no meio do ciclo.

5. Suspender a menstruação faz mal à saúde.

MITO: Não, mas é necessário ter cuidado com a contracepção a longo prazo de progesterona, apenas para não ter diminuição na densidade óssea.

6. Transar menstruada aumenta o risco de transmitir doenças sexuais.

VERDADE: As DSTs são transmitidas por meio do sangue, o que faz aumentar sim o risco de contração de doenças.

7. ‘TPM’ existe.

VERDADE: A diminuição do estrogênio gera sintomas em muitas mulheres, cerca de 80% das mulheres sofrem com os sintomas.

8. Na menstruação o corpo elimina o sangue que não é útil.

MITO: Não existe sangue que não seja útil ao organismo. O da menstruação é o sangue usado pelo organismo na preparação do útero para uma possível gestação. Na ausência da gravidez, ele é expelido naturalmente e não apresenta nenhuma purificação.

9. Alguns fatores emocionais influenciam a duração e intensidade do fluxo no ciclo menstrual.

VERDADE: Os fatores emocionais influenciam a ovulação e muitas mulheres podem não menstruar por determinados ciclos, e quando isso ocorre o próximo ciclo pode ter o fluxo mais intenso.

10. Praticar atividade física regular e ingerir chocolates melhoram a TPM.

VERDADE:Os exercícios físicos e a ingestão de chocolates liberam no corpo o hormônio da felicidade, a endorfina. Como algumas características da TPM são tristeza, melancolia e depressão, esses atos dão um alívio aos sintomas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO