Olá AmigoTeen, me chamo Roberta  tenho 15 anos e não acho meus seios grandes. Eu sou normal, há ainda possibilidades deles crescerem?

Oi Roberta, tudo bom? Legal você ter mandado sua pergunta, afinal é uma dúvida que muitas garotas possuem e na maioria das vezes tem vergonha de perguntar para outras amigas ou para os pais.

Para responder sua dúvida resolvi montar um pequeno guia com os principais mitos e verdades sobre os seios.

Cuidados com os seios - Mitos e verdades

1)      Quando que os seios começam a crescer?

Os seios começam a crescer normalmente a partir dos 8 anos de idade, mas varia de pessoa para pessoa. Tem garotas cujos seios começam a crescer lá pelos 14 anos. A idade média é aproximadamente dois anos antes da primeira menstruação.

2)      E eles crescem até quando?

Os seios se desenvolvem até o final da adolescência, por volta dos 17 a 18 anos. Seus seios podem ter começado a se desenvolver por volta dos 10 anos de idade, e continuar crescendo até os 18. Tudo depende dos seus níveis hormonais.

3)      É normal ter um seio maior do que o outro?

Assim como as demais partes do nosso corpo, é sim é totalmente normal. Com certeza suas mãos, pés, dedos possuem alguma diferença só que a diferença é mínima, quase imperceptível. Agora se a diferença for muito grande, vale a pena procurar um médico.

4)      A partir de quantos anos eu preciso usar sutiã?

Isso cabe a você decidir, normalmente quando você começar a se sentir desconfortável ao se vestir ou quando começar a sentir alguma dor nos seios, dor esta normal durante a puberdade e dias que antecedem a menstruação, época que eles ficam um pouco inchados. Outro ponto interessante com relação ao uso de sutiã é que eles ajudam na sustentação dos seios, evitando que eles possam ficar caídos no futuro.

5)      Se eu não usar sutiã, vou ficar com os seios caídos?

Não necessariamente, mas eles ajudam na sustentação do peso dos seios. Além do mais quando você faz algum esporte ou esforço físico, sem sutiã, corre o risco de romper um ligamento chamado ligamento de Cooper, que ajuda na sustentação do peso dos seios. Outra coisa, use sempre sutiã que seja adequado ao tamanho do seus seios. Nem muito grande e nem muito pequeno.

Você também poderá curtir:

6)      Não estou satisfeita com o tamanho do meu seio. Posso acelerar o crescimento dele?

Existe no mercado inúmeros produtos que oferecem o milagre de aumentar o tamanho dos seios. Isso não existe. Eles podem dar aquela impressão de deixar os seios mais rígidos, mas eles não aumentam de tamanho. Assim como os meninos tem certa neura com o tamanho do seu pênis, não há milagres, o jeito é esperar a natureza.

7)      E operação plástica? Posso fazer? A lei permite?

Sim, pode. Não há qualquer proibição no Brasil quanto a menores de idade fazer operação plástica. Mas o ideal é que você só faça uma operação plástica para aumento dos seios ou até mesmo diminuição dos seios após os 18 anos, quando eles já estarão desenvolvidos. Nesse meio tempo você pode optar por sutiãs que fazem com que os seios aparentem ser maiores.

8)      Quais cuidados devo ter com meus seios para deixa-los sempre bonitos e sem estrias?

A pele fina e frágil dessa região faz com que ela seja propensa a desenvolver problemas incômodos, como estrias, manchas causadas pelo sol ou flacidez.  Para resolver isso investa na hidratação da pele, utilizando diariamente óleos e cremes hidratantes com elastina, colágeno ou vitamina C. Cremes firmadores também são ótimos para hidratar e promover a síntese de colágeno e elastina na região. Eles geralmente têm efeitos visíveis. Aplique os cremes fazendo movimentos circulares.

Outro bom aliado para manter os seios bonitos, são exercícios localizados para região do peitoral, mas só cuidado para não exagerar, pois pode ter o efeito contrário fazendo com que surjam estrias na região.

9)      Dizem que se eu transar, meus seios vão aumentar, é verdade?

Não. Esta história normalmente é contada por avós ou pessoas mais velhas apenas para colocar um certo medo nas meninas, como quem dizendo “Se você transar nós vamos descobrir”. Ter a primeira relação em nada muda visivelmente no corpo de uma garota ou garoto. O que acontece é que normalmente a primeira relação acontece no mesmo período em que o jovem está sofrendo mudanças em seu corpo e por isso acaba passando esta impressão.

10)   Quando devo começar a fazer exame de toque de mama?

O ideal é que você faça este exame a partir da primeira menstruação. Mensalmente ou quando for fazer a visita a um ginecologista. Mas se você tiver mais do que 20 anos faça regularmente mês-a-mês, e não deixe de fazer também a mamografia, evitando o câncer de mama.

Bem Roberta e meninas. Estas  são algumas dicas que acredito irão responder a maioria de suas dúvidas. No mais não se esqueça de que qualquer dúvida que tenha, o ideal é que você converse com seu ginecologista. Ele poderá te orientar melhor quanto aos pontos que destacamos acima e ainda poderá responder muito mais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO