Todo mês é a mesma história: dor, incômodo, cólica, inchaço e pra completar a maioria das meninas ficam mais sensíveis. Todos esses sintomas são consequências da inimiga número 1 das mulheres a TPM (Tensão Pré-Menstrual).

Em alguns casos, a TPM pode ser tão forte que pode até atrapalhar as atividades no dia a dia e interferir até no relacionamento.

Apesar de sua causa ainda não ser totalmente esclarecida existem muitos mitos e verdades que rodeiam a TPM. A Ginecologista Denise Coimbra revela algumas dúvidas, confira:

1) Algumas meninas podem ter TPM durante o mês inteiro.
Mito. “A tensão pré-menstrual é cíclica e ocorre apenas cerca de 10 a 14 dias antes da menstruação. Não ocorrendo nem antes, nem depois deste período.”

2) Toda mulher tem retenção de líquidos.
Verdade. “A retenção de líquidos geralmente ocorre nas mamas, cérebro e abdome e pode resultar em sintomas como: dor de cabeça, dor nas mamas e dor embaixo do ventre. Porém, algumas mulheres podem ter mais retenção, e outras menos.”

3) Chocolate melhora a TPM.
Mito. “Neste período, a mulher sente mais compulsão por comer doces, por conta dos níveis de serotonina (hormônio que melhora o humor), e alimentos com carboidratos. As pessoas que são chocólatras, aproveitam esta fase para consumir mais chocolates. Porém, a influência do chocolate no bom humor tem uma curta duração.”

4) Pode ocorrer aumento de peso durante esse período.
Verdade. “No período pré-menstrual e menstrual, é esperada uma variação de peso em até dois quilos. Isso acontece por conta da diminuição da urina e retenção de sal e água no corpo. A volta ao peso normal acontece logo após a menstruação.”

frases_tpm

5) Exercícios físicos influenciam diretamente na TPM. 
Verdade. “Os exercícios físicos liberam os hormônios serotonina e endorfina (também responsável pela melhora do bom humor) que ajudam a aliviar o stress.”

6) Durante a TPM, é normal ter dores de cabeça. 
Verdade. “Esse é um sintoma comum. Algumas mulheres costumam sentir dores de cabeça na fase pré-menstrual. Isso ocorre por conta da retenção hídrica cerebral.”

7) Mulheres ficam mais sensíveis durante a TPM.
Verdade. “Por dominância do hormônio progesterona, como acontece também na gestação, a mulher fica mais sensível.”

8) TPM não tem cura.
Mito. “Existe um tratamento em que se altera o pico ovulatório de LH (hormônio luteinizante), podendo mudar a memória do organismo, mantendo a mulher em amenorréia (suspensão da menstruação) com o uso de implantes hormonais de progesterona. O tratamento pode ser feito dois anos após a primeira menstruação.”

Fonte – Ginecologista Denise Coimbra

DEIXE SEU COMENTÁRIO