No seriado Dawson´s Creek, o adolescente Jack, de 17 anos, passa por um difícil processo pra aceitar sua homossexualidade. Ao ser obrigado a ler um poema, ele desperta sentimentos que tinham sido enterrados dentro de si por muito tempo, e como ele chora publicamente, todos deduzem, pelo teor do poema, que Jack é homossexual. Apesar dele negar, após um certo tempo ele assume para seus pais e namorada. Mas logo depois, ele beija outra garota. Isso mostra bem como o processo de se assumir para si mesmo pode ser complicado para a maioria das pessoas. A maioria dos adolescentes ficam muito confusos com seus sentimentos, e o processo de aceitação pode ser muito difícil.

Fatos para você refletir:

  • Ser gay não é pecado
  • Ser gay não é doença
  • Ser gay não é anormal
  • Gays não atacam crianças
  • Gays não são estranhos
  • Gays, em 99% dos casos, não são afeminados
  • Ser gay não vai te fazer uma pessoa melhor ou pior
  • A maioria das pessoas que gostam realmente
    de você vão te aceitar e apoiar
  • Gays não querem ser mulheres
  • Lésbicas não querem ser homens
  • Gays não tem hábitos sexuais estranhos
  • Gays têm relações afetivas tão duradouras
    quanto os heterossexuais

O problema principal é que ninguém escolhe  ser gay. Apenas somos. O filho de uma amiga minha dos Estados Unidos, Gabi Clayton, escreveu antes de morrer, ao lado de um triângulo rosa (que representa o movimento homossexual): “Isso não foi minha escolha. Isso não foi imposto a mim. Isso apenas é”. É importante que, através desse e outros artigos, você perceba que não existe nada errado com seus sentimentos ou você como pessoa. Homossexualismo não é crime, doença, distúrbio, imoralidade ou nem mesmo pecado (de acordo com vários líderes espirituais que venceram os preconceitos). A homofobia (ódio aos homossexuais) isso sim é um crime, distúrbio, imoralidade e pecado.

O problema é que vivemos numa sociedade que preza mais a mentira e a aparência que a sinceridade e o interior das pessoas. A maioria das informações que você teve enquanto crescia sobre ser gay, provavelmente são erradas, tendenciosas e exageradas. Gays não atacam crianças: o FBI americano estima que 95% das agressões sexuais a crianças foram cometidas por homens heterossexuais. Sodoma e Gomorra foram destruídas por não terem seguido a lei da hospitalidade aos visitantes, nada a ver com homossexualidade. A homossexualidade existe em praticamente todos os animais conhecidos pelo ser humano, de golfinhos a polvos. A homossexualidade não é um distúrbio causado por uma mãe dominadora.

Como sair do meu próprio armário“Por um longo tempo, eu nao aceitava que eu nao fosse hetero, com tudo que isso significava, tudo que eu nunca teria na vida, como um casamento e filhos. Mas eu não queria aceitar isso.”, L.

“Havia rumores no escritório que eu fosse gay. Eu não queria ser rotulado assim, então eu comecei a me torturar, repetindo o tempo todo pra mim mesmo: “Eu não sou gay, eu não sou gay, eu não sou gay”. E eu não podia simplesmente aceitar, porque eu pensava que era errado. Eu pensava:”Eu não posso ser desse jeito. Todo mundo ao meu redor é normal. Eu não quero ser estranho, ou alguma espécie de deficiente”, P.

“Eu sabia que eu gostava de homens, mas eu nunca fiz a conexão dentro da minha cabeça, ‘Oh, acho que sou gay’. Mas quando eu tinha uns 14, a ficha finalmente caiu. Daí eu fiquei legal por umas duas semanas, e depois comecei a entrar em pânico, eu pensava: “Está dando tudo errado, minha vida está caindo aos pedaços’. Naquele tempo eu não tinha mesmo tantos amigos, então eu praticamente tive que lidar com tudo isso sozinho”.

Não existe nenhuma resposta fácil para esses pensamentos. Mas ser gay não é ruim. Você não vai ser infeliz pra sempre só por ser gay. O problema é que existe uma vozinha dentro de nossa cabeça. Essa vozinha pode ser útil, por exemplo, quando fazemos algo errado, ela nos diz pra parar: “Não faça isso, é errado”. O problema é que essa vozinha sai às vezes do controle e começa a nos condenar o tempo todo. Nunca somos bons o suficiente pra ela. Isso acontece porque nunca vemos o mundo de uma maneira clara, e sim através de lentes telescópicas, que sempre distorcem o nosso mundo. Veja a seguinte lista de Lentes, e veja se tem alguma delas te impedindo de te aceitar do jeito que Deus te fez:

Filtros: É quando só vemos o lado ruim no que fazemos e somos, e não conseguimos ver nossas qualidades. Lembre-se, todos nós somos únicos, e maravilhosos nessa unicidade. Todos os seres humanos tem qualidades positivas e negativas. “Sou gordinha, mas sou muito simpática”, “Não gosto muito do meu nariz, mas minhas pernas são maravilhosas”, “fulano é muito bonito, mas ele é egoísta e gosta de machucar os outros”. Não pense“sou gay, minha vida acabou”, e sim: “sou gay e isso não me torna uma pessoa melhor ou pior.”

Polarizadores: É quando pra nós só existe o preto e o branco. “Ou sou um santo ou sou um pecador”, “Ou sou o primeiro ou sou um perdedor”. Não existem os tons de cinza, tudo é o extremo ou nada. Isso te impede de ver a pessoa maravilhosa que existe dentro de você.

Generalização: É quando você toma um fato isolado e diz que isso tem que ser assim pela sua vida toda: “Eu perdi hoje então vou perder sempre”, “sou infeliz hoje, então serei infeliz pra sempre”. Todos temos nossas cotas de fracassos e de dor, mas se a vida me ensinou uma coisa, foi isso, preste atenção: AS COISAS MELHORAM. Verdade, juro. Palavra de um cara que pensava em se matar todos os dias.

Rotulação: Você coloca um rótulo imutável em você. Dessa maneira, não importa o quanto você lute, nunca vai poder mudar uma “decisão do destino”. Ao invés de dizer “eu fracassei hoje”, você diz “eu sou um fracasso”. Você diz “eu sou uma gorducha”, ao invés de “eu estou acima do meu peso. Você não é um “bicha”, “viado”, ou “sapata”. Você é uma pessoa normal como todas as outras, a diferença é que você ama a pessoas do mesmo sexo. E só uma pessoa muito idiota pode dizer que qualquer forma de amor verdadeiro possa ser errada, não concorda ?

Pensamentos pra te ajudar:

  • Não é minha culpa ser gay
  • Eu terei uma vida normal e feliz
  • As pessoas vão gostar de mim
  • Se os outros são infelizes, isso não é minha culpa
  • Eu não tenho defeitos, e sim pontos fracos
  • Eu sou merecedor de toda a felicidade, amor e alegria do mundo
  • Eu não sou perfeito, mas ninguém é perfeito
  • Não preciso provar nada a ninguém
  • Um dia, vou encontrar alguém que me ame pro resto da vida
  • Eu sou apenas eu, isso é bastante.

Lente da Culpa: Você é culpado de tudo o que acontece no mundo. Se seu amigo está deprimido, deve ser porque “meu papo é chato, e eu estou deixando ele triste”. “Faz três dias que fulano não me liga, devo ter feito algo que irritou ele”. “Tenho certeza que a Sicrana me abandonou por algo que eu fiz”. “Não posso contar a meus pais que eu sou gay, isso tornaria eles infelizes”. As coisas não giram em torno de você, e você não pode correr o resto da vida sendo infeliz por medo de machucar alguém. Lembre-se, não é nossa culpa se as pessoas ao nosso redor são felizes ou infelizes, isso é decisão delas. As pessoas que nos amam ficarão felizes quando estivermos felizes ! Se você não se conscientizar disso, vai passar o resto da vida pedindo desculpas por coisas que não são sua culpa ou responsabilidade.

Lente do Karma: Todas as coisas que te acontecem de ruim o são porque você não merece que aconteçam coisa boas. “Ninguém nunca se apaixona por mim porque eu sou uma pessoa chata e mereço ficar sozinha o resto da vida”. “Não consigo um bom emprego, vai ver que eu sou mesmo um perdedor. Pelo menos o Carlos conseguiu um emprego rápido, mas ele merece”. “Meus pais não me amam, mas quem ia amar uma pessoa tão ruim quanto eu ?”. Quando você pensa assim, você se esquece que todo mundo tem dificuldades pra achar alguém que esteja realmente apaixonado pos nós; que todo mundo perde uma ou outra oportunidade de emprego; e que a falta de carinho oferecida por certos pais simplesmente significa uma educação muito rígida e conservadora que eles tiveram. Coisas boas e coisas ruins acontecem pra TODO MUNDO, mas se você tiver muito medo, nunca vai agarrar a chance: “Não vou naquela entrevista. Pra quê ? Não vou conseguir o emprego mesmo…” Entendeu como funciona ?

DEIXE SEU COMENTÁRIO