<b>Tempo Estimado de Leitura: </b> 2 minutos </br>

Muitos de nós aprendemos a informação errada durante toda a nossa vida. Na escola, no mundo e até mesmo em nossas próprias casas, fomos condicionados a pensar que a definição de gênero é limitada apenas a homens e mulheres e que você nasceu um ou outro. Mas graças ao trabalho das pessoas e aliados LGTBQ, o mundo finalmente está entendendo que este não é o caso. O gênero é infinito. É composto de um espectro de identidades que incluem mais do que apenas os termos “homem” ou “mulher”. A conversa ainda pode parecer nova e não há problema em não saber tudo, mas é sua responsabilidade fazer o trabalho e pesquisar as informações que talvez ainda não estejam claras. Um termo que pode parecer pouco familiar para algumas pessoas é “agênero”. Então, o que exatamente ‘agênero’ significa? Vamos entrar nisso.

De acordo com GenderSpectrum.org, agênero se refere a uma pessoa que se vê como não tendo um gênero. Agênero também pode se referir a alguém que é neutro em relação ao gênero, o que significa que eles não se vêem como um homem ou uma mulher, mas como ainda tendo um gênero. Para eles, seu gênero pode ser desconhecido ou indefinível.

Agênero também pode se referir a alguém que não se importa com gênero, não quer rotular sua identidade interna e externa ou se identificar como pessoa, em vez de um gênero acima de todas as coisas. Mas é muito importante não confundir agênero com o termo “assexual”, que na verdade se refere à orientação sexual e significa que uma pessoa tem falta de sentimentos sexuais por outras pessoas.

Enquanto uma pessoa que é agendada pode sentir que sua identidade não se encaixa completamente no problema binário masculino / feminino, isso nem sempre significa que eles querem mudar qualquer parte de seus corpos. Seu gênero é seu gênero. Você define ele, e ele não define você. No entanto, a maneira como você escolhe se apresentar e se identificar depende totalmente de você e de ninguém mais.

Agênero é uma identidade que é reconhecida na comunidade queer, mas o termo atual “Agênero” não existe há muito tempo. Embora o termo tenha sido usado por mais de uma década antes disso, ele só foi adicionado como uma palavra oficial ao Dictionary.com em 2015.

Bandeira Agênero - Agender Flag
Bandeira Agênero – Agender Flag

A bandeira agênero mais conhecida é formada por 7 listras horizontais de mesma altura, as quais são:

  • Pretas: simbolizando a completa ausência de gênero;
  • Cinzas: simbolizando a ausência parcial de gênero;
  • Brancas: simbolizando também a completa ausência de gênero;
  • Verde: simbolizando gênero não-binário.

Fonte