O Dia Mundial da Atividade Física foi dia 6 de abril. Para comemorar, o Comitê da Criança e do Adolescente da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, desenvolveu um material gráfico com dicas para conscientizar, de forma lúdica, crianças e adolescentes, sobre a importância de hábitos mais saudáveis.

O material destaca que o primeiro ponto importante a saber é que qualquer movimento do corpo, fazendo as tarefas do dia a dia, brincando, praticando um esporte ou mesmo trabalhando, pode ser considerado uma atividade física e faz muito bem para o coração e para a mente.

Por conta da pandemia e a recomendação para se ficar em casa, favorecendo o distanciamento social e, assim, evitar aumento dos casos, é fundamental que as pessoas mantenham —ou criem— uma rotina fisicamente ativa. O sedentarismo é prejudicial para o sistema imune, fundamental para reduzir a possibilidade de infecção viral.

Dicas de exercícios:

  1. Levantar-se da cadeira ou do sofá, tocar os dedos dos seus pés com as mãos, depois erguer as mãos bem alto sobre a cabeça tentando alcançar o teto. O ideal é repetir este exercício 10 vezes; levantar-se e sentar-se 10 vezes; erguer as pernas 20 vezes alternando direita e esquerda; girar o braço para frente por 30 segundos e para trás por mais 30 segundos; ficar em uma perna só, depois tentar colocar as mãos para cima e depois para o lado. Em seguida tentar o mesmo com a outra perna;
  2. Que tal acelerar um pouquinho mais o coração? Correr no mesmo local por 30 segundos; fazer polichinelos e agachamentos por 15 segundos cada; contar quantos pulos você consegue fazer em um minuto. Praticar um pouquinho todos os dias e procurar bater seus próprios recordes;

 

3. Quer se divertir ainda mais? Dançar uma música realizando os comandos “pé direito na frente, pé direito atrás, roda, roda, roda…”, ou simplesmente movimentar seu corpo com alegria enquanto a música toca;

4. Encher uma bexiga com ar. Se tiver duas vai ser mais legal. Lançar para cima e não as deixar cair no chão;

  1. Já participou de um caça ao tesouro? Inventar as regras, os desafios e dicas… Escolher e esconder um tesouro bem legal. Convidar todo mundo para participar, assim fica mais divertido!

Outras dicas são: buscar um local seguro para a prática de atividade física, evitando acidentes; respeitar as necessidades do corpo, bebendo água e fazendo refeições saudáveis; conversar com um profissional de saúde caso tenha algum desconforto durante a prática de exercícios e manter o uso dos medicamentos prescritos por seu médico.

Fonte: UOL