OK, você já tirou todas as suas dúvidas na nossa matéria sobre patins e agora está em dúvida de qual equipamento comprar? Confira abaixo os principais tipos de patins e qual o melhor uso para eles.

Antes de mais nada, evite comprar patins em supermercados ou afins. A grande maioria destes equipamentos são de baixa qualidade, servindo apenas para crianças, e olhe lá.

Os principais modelos de patins

Recreativos: indicados para uso esporádico de crianças e adultos que desejam patinar por lazer e de forma mais lenta em distância moderada. As rodas têm tamanho médio e a estrutura é de plástico reforçado. Eles têm bota com revestimento interno de espuma e fecho de fivelas ou cadarços.

Fitness: ideais para passeio. Compostos por base de alumínio e bota com cadarço. Por serem mais confortáveis que os recreativos, podem ser usados por tempo prolongado.

Slalom: indicados para quem gosta de driblar cones, fazer muitas curvas ou dançar sobre o patins, pois têm uma estrutura projetada para dar segurança ao patinador em movimentações laterais bruscas. O formato do patins slalom é parecido com o do fitness, mas ele não possui freio no calcanhar e tem bases mais curtas.

Aggressive: também chamado de radical, ativo ou Street é o patins ideal para manobras radicais em corrimãos e pistas de skates. Não possui freio no calcanhar, tem duas ou quatro rodas menores em cada pé e uma estrutura mais larga, já que as botas são reforçadas por conta do impacto.

Velocidade: ideais para patinar rápido em linha reta, os patins de velocidade são feitos com botas de fibra de carbono e têm uma longa base de alumínio para comportar cinco rodas grandes.patin1

Como escolher o patins? E qual numeração comprar?

Depois de definir o tipo de patinação que você irá praticar, é preciso ficar atento a algumas questões, como dureza e material das rodas, tipo de bota e equipamentos de segurança.

Observe a dureza das rodas. As mais macias (78A) são apropriadas para superfícies irregulares e melhores para absorver impactos. Já as mais duras (85A) são mais resistentes e proporcionam maior velocidade.

O tamanho da roda também deve ser escolhido com base no tipo de patinação. Geralmente, elas variam entre 64mm e 76mm para recreação, 76mm e 100mm para fitness, 50mm e 60mm para aggressive, 76mm a 84mm para slalom e 90mm e 110mm para velocidade.

A bota também influencia na performance. As que possuem material mais rígido são ideais prática de esportes radicais, enquanto que as botas mais maleáveis são indicadas para passeios.

O tamanho do patins deve ser o mesmo que você usa em outros calçados. Mas se você for utilizar meias bem grossas, experimente um modelo com tamanho pouco maior. O ideal é sempre levar meias na hora de experimentar o patins na loja. Para maior segurança procure comprar através da medição de seu pé em centímetros e veja o equivalente no patins. Quando calçar um patins novo ele sempre vai estar apertado, é preciso algum tempo de uso para se tornar adaptado e confortável aos pés. Você pode usar uma das tabelas abaixo como referencia:

numeracoes_patins Sem_Titulo

Quais equipamentos comprar para poder patinar

Uma vez escolhido o patins então é hora dos equipamentos de segurança. Para não correr riscos de se machucar, o ideal é praticar o esporte, com os seguintes equipamentos.

1 par de cotoveleiras
1 par de luvas munhequeiras
1 par de joelheiras
1 par de patins
1 capacete

Eu sei que é meio ridículo usar o capacete, mas imagina você caindo de costas e batendo a cabeça? Eu já vi casos assim no Parque do Ibirapuera, e não foi nem um pouco bonito. Se você for criativo, pode dar uma estilizada no equipamento.

Onde comprar patins

Existem várias lojas espalhadas pelo Brasil, tanto em lojas de rua como nos shoppings, então não deve ser uma tarefa muito difícil encontrar uma, como por exemplo a Decathlon ou a Traxart. Mas você também pode encontrar não só patins, mas também equipamentos em diversas lojas online e de confiança, como a Centauro ou a Netshoes.

(visitas 545 vezes, 27 visitas hoje)
  • danielle

    gostaria de saber qual eh o melhor patins para iniciante o squad ou o in line ??

  • Eduardo Rocha

    Quero comprar um patins específico, e só acho ele numero 39, e o meu tamanho é 40. Compro esse 39?

    • Laura Bernard

      Nao !
      Nao faz isso pois irá se arrepender dolorosamente depois.

      O ideal é sempre usar um número maior que o número de calçado pessoal – no seu caso o número 41 Rollerblade seria ideal – pois assim seus pés não ficarão esmagados e lutando pra dividir espaço com a meia. Além do conforto que é garantido 😉

      Mas claro , melhor experimentar pessoalmente. Às vezes teu número de sapato se encaixa no mesmo para o Rollerblade – mas por regra , um número há mais é o recomendado !

      Lg
      😘