Como dizem, onde há fumaça, há fogo. E confirmando os boatos que rondavam o mundo mundo dos games, o Google anunciou o lançamento nesta quarta-feira (26) de seu novo serviço de vídeo, o Youtube Gaming. Concorrente da plataforma online Switch, a versão do YouTube voltada apenas a games, contará com site e aplicativos próprios para smartphone e tablets.

No Brasil, o serviço já pode ser acessado, mas apenas em sua versão para desktops. Isso quer dizer que usuários brasileiros poderão entrar no site, mas encontrarão a plataforma em inglês. Para Estados Unidos e Inglaterra, o Google liberou aplicativos para Android e iOS.

Na nova plataforma, cada título de game, publicador de jogos e youtuber que tratam de jogos terá um canal temático para reunir vídeos.

Assim como no Youtube, os usuários que assinarem determinado canal no YouTube Gaming receberão notificações todas as vezes que houver um novo vídeo ou uma estiver para começar uma transmissão.

youtube_gaming-Ligacao Teen

A ferramenta de busca do site também foi modificada para atender à lógica do mundo dos games. Assim, quando alguém procurar por “call”, não encontrará entre os resultados menções à música “Call Me Maybe”, mas será levado a links relacionados ao jogo “Call of Duty”, por exemplo.

Para os streamers, existe a vantagem do modo DVR, que grava as primeiras quatro horas ao vivo e permite a quem está assistir ver o que ficou para trás. As transmissões, ao vivo, do Youtube Gaming serão feitas em HTML 5, algo que não acontece no Twitch.

Junto com a plataforma, o Google lança também um novo sistema para que youtubers façam streaming de demonstrações de games. É possível, por exemplo, compartilhar um link único da exibição.