A atriz Fernanda Concon participou, na última sexta-feira (23), de um encontro virtual promovido pela marca Intimus para falar sobre saúde íntima e ciclos; a cantora MC Tha, a modelo Bia Gremion e a ginecologista Rebeca Gerhardt também marcaram presença

Informação é a base da saúde! E foi com informação e de forma descontraída que aconteceu a live na Casa do Novo Ciclo, promovida por Intimus® – marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark que tem como uma de suas premissas atuar com ações para melhorar a relação das mulheres com a menstruação e o próprio corpo.

Ao lado da atriz Fernanda Concon (@fernandaconcon), da modelo plus size e maquiadora Bia Gremion (@biagremion) e da cantora e compositora Mc Tha (@mcthaa), a ginecologista e obstetra Rebeca Gerhardt esclareceu dúvidas, deu dicas e desmistificou vários estigmas que ainda rondam o tema menstruação.

“Fiquei envergonhada quando menstruei pela primeira vez. Minha mãe, provavelmente por não ter sido ensinada, também não soube ensinar. Felizmente as coisas estão mudando e hoje eu trato o assunto com bastante naturalidade”, relatou MC Tha.

Fernanda Concon também dividiu suas experiências de forma espontânea. “Antes eu tinha vergonha de comprar absorvente, tirava escondido da bolsa quando tinha de fazer a troca… Agora é super tranquilo.”

Atriz Fernanda Concon fala sem tabu sobre saúde íntima feminina

Bia Gremion também levantou a questão de padrões de beleza, que envolvem até a vulva. “O caminho é ultrapassar a barreira da vergonha, buscar o autoconhecimento e abraçar nossas características”, recomendou.

A ginecologista Rebeca Gerhardt ainda aproveitou o encontro, com a audiência de vozes influentes na internet, para compartilhar dicas de saúde feminina:

  • Procure um ginecologista assim que começar a menstruar. Não tenha vergonha e tire todas as suas dúvidas com essa fonte confiável.

  • Conheça seu corpo. Use um espelhinho para enxergar a região da vulva, entender seu formato, textura, volume de pelos. É o primeiro passo para a autoaceitação.

  • Procure dormir alguns dias sem calcinha, para deixar a região íntima “respirar”.

  • A higienização íntima, após o xixi, deve ser feita de frente para trás.

  • Se já estiver em idade de ter relações sexuais, procure urinar após o ato.

  • Atenção às trocas de absorvente no período menstrual: não deixe chegar ao ponto do desconforto.

  • Faça um calendário menstrual, anotando a intensidade do fluxo, quantos dias dura a menstruação, o intervalo de trocas de absorvente. Essas informações são importantes para serem compartilhadas com seu médico.

A Live faz parte de uma série de ativações da ação A Casa do Novo Ciclo, do movimento #EuSouUmNOvoCiclo, de Intimus. Com formato 100% digital, a casa reúne até 28 de abril um time de oito embaixadoras, além de convidadas, vivenciando experiências e compartilhando aprendizados relacionados ao ciclo menstrual, conexão com o corpo e autocuidado.

Fazem parte do time a ilustradora Nath Araújo (@nanaths), a atriz Fernanda Concon (@fernandaconcon), a modelo plus size e maquiadora Bia Gremion (@biagremion), a cantora e compositora Mc Tha (@mcthaa), a artesã e bordadeira Izabela Melo (@belabordadeira), a atriz Raissa Chaddad (@raissachaddad), a rapper Mc Soffia (@mcsoffia) e a cantora teen Cecília Chancez (@cecilia_chancez).

Participam ainda como convidadas da Casa do Novo Ciclo a influenciadora digital e apresentadora Thaynara OG (@thaynaraog), a atriz Thainá Duarte (@thainaduarteoficial) e a ginecologista Rebeca Gerhardt.