Um cachorro saudável, sem dúvida alguma, é reflexo da boa alimentação que lhe é proporcionada. Assim como os humanos, os cães necessitam de nutrientes que são essenciais a sua saúde, entrando aí a importância de se escolher uma ração de qualidade. Quem tem um cachorro, ou até mesmo um gato em casa, entende muito bem todo o amor que dispensamos ao nosso pet, afinal para os tutores, eles são considerados parte da família. Pensando exatamente em quem busca proporcionar o melhor ao seu pet, o Vet Quality Centro Veterinário 24h dá dicas para te ajudar na escolha da ração para cachorro.

Diferentes necessidades nutricionais

Os cães possuem necessidades nutricionais que variam de acordo com sua idade, porte e até mesmo o modo como são criados. Por isso, é importante escolher uma ração para cachorro que esteja de acordo com a atual realidade do pet. Há três tipos de ração: standard, premium e super premium. A diferença entre elas está basicamente na qualidade, sendo que as duas últimas são mais completas e com maior nível de digestibilidade e aproveitamento se comparadas a primeira.

Por exemplo, cães filhotes necessitam de alto nível de proteína para que tenham um desenvolvimento saudável. Esse nutriente contribui para o fortalecimento da imunidade do filhote e formação dos tecidos corporais. A partir do momento em que o cachorro entra na vida adulta, suas necessidades nutricionais mudam: são nutrientes diferentes e níveis de exigência nutricional variado. A dieta dos adultos também deve conter antioxidantes, como a vitamina E, que combate os radicais livres. Por fim, já na fase sênior, eles necessitam de uma ração com menos fósforo e proteínas.

Outro importante fator, é o porte do cachorro. Um animal pequeno, normalmente é mais ativo, exigindo uma ração que lhe forneça energia. Para um cachorro grande, a ração deve conter glicosaminoglicanos, como a condroitina. Esses polímeros atuam nas articulações desses animais, que devido ao seu tamanho tendem a desenvolver doenças ortopédicas.

O estilo de vida também influencia no momento de comprar a ração para cachorro. Isso porque se eles levam uma vida ativa, deverão ser alimentados com ração que lhes forneça bom valor energético.

Devido a sua importância para a nutrição dos cachorros, é necessário que a proteína seja de boa digestibilidade, pois somente assim o organismo desses pets aproveitará os nutrientes de forma satisfatória.

Boa alimentação para uma melhor qualidade de vida

Não há dúvidas de que uma alimentação adequada é essencial para manutenção da saúde de um cão. Afinal, a ração para cachorro deve atender as exigências nutricionais do animal, que deve ser levado regularmente ao veterinário. Assim, serão diagnosticadas possíveis alergias ou problemas que exijam o consumo de ração específica. Certas raças apresentam predisposição a determinadas doenças. O Golden, por exemplo, tem tendência a desenvolver problemas ortopédicos. O yorkshire, por sua vez, apresenta problemas relacionados ao estômago. O dono deve estar atento a esses detalhes no momento de escolher a ração para cachorro. A alimentação proporcionada ao cão influencia em sua qualidade de vida, pois assim tem-se um animal forte, resistente e livre de inúmeras doenças.

Cães Filhotes - Ração

5 dicas de como escolher a melhor ração para seu cachorro

  • Considere a idade e o porte do seu cão;
  • Leve-o à clínica veterinária para saber possíveis deficiências nutricionais e poder fornecer a ele a ração e quantidade específica;
  • A ração deverá ser de boa digestibilidade ao cão;
  • Também deverá suprir as necessidades energéticas do cachorro, suprindo o seu gasto de energia;
  • Dê preferência por uma ração para cachorro super premium sempre que possível, pois os benefícios costumam compensam o custo mais elevado.