Ao mesmo tempo que o preconceito contra homossexuais está diminuindo no Brasil e no mundo, o mercado de livros gays ou melhor dizendo livros com temática LGBT, também vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras das livrarias no Brasil. Eles deixaram de ser obras de guetos com conteúdo apenas eróticos e passam a abordar temas como fantasia, drama ou romances, onde os protagonistas são gays, lésbicas ou transexuais. Permitindo com que os leitores possam se identificar com personagens que beijam, se apaixonam ou se decepcionam com outros garotos e garotas.
Não vou dizer que há centenas ou milhares de livros LGBT no mercado, mas com certeza já existe uma grande quantidade que vai fazer com que você passe dias e mais dias se identificando, e se emocionando com as histórias de cada um dos personagens. Mas para que você saiba por onde começar, qual livro escolher, montei uma listinha com os 7 melhores livros LGBT que já li e que na minha opinião são os mais legais sobre o assunto. Espero que vocês também curtam.
Vamos nessa? Depois me diga o que você achou desta lista, deixando um comentário.
1- NÃO EXISTE AMOR ERRADO
A escola pode ser um lugar complicado para qualquer adolescente, mas para um adolescente gay, ela pode ser ainda pior. Nando, Lipe, Caio e Júlia são quatro amigos que estão concluindo o ensino médio e precisam aprender a lidar com o preconceito, o julgamento e a agressividade dos outros alunos. Com coragem, amizade e, às vezes, muito humor, eles acabam descobrindo a ‘dor e a delícia’ de ser quem são. Mas, e se em meio a tudo isso, um deles se apaixonar pelo garoto mais gato da escola? E se esse garoto for heterossexual? Será que, no amor, vale tudo? Será que realmente não existe amor errado?
(Aharom Avelino, Editora Metanoia) COMPRE AQUI
2- O TERCEIRO TRAVESSEIRO
Este livro busca contar a história de Marcus, um jovem comum da classe média paulistana. Com o melhor amigo Renato, descobre o amor e compreende que os dois precisarão encontrar o equilíbrio entre o que sentem e o que a família e a sociedade esperam deles, até que um terceiro personagem aparece.
(Nelson Luiz de Carvalho, Edições GLS) COMPRE AQUI
3- DOIS GAROTOS SE BEIJANDO
Do mesmo autor do best-seller Will & Will e Todo dia. Do lado de fora da escola, ao ar livre, rodeados por câmeras e por uma multidão que, em parte apoia e em parte repudia o que estão fazendo, Craig e Harry estão tentando quebrar o recorde mundial do beijo mais longo. Craig e Harry não são mais um casal, mas já foram um dia. Peter e Neil são um casal. Seus beijos são diferentes. Avery acaba de conhecer Ryan e precisa decidir sobre como contar para ele que é transexual, mas está com medo de não ser aceito depois disso.
Cooper está sozinho. Passa suas noites em claro, no computador, criando vidas falsas online e seduzindo homens que jamais conhecerá na vida real. Mas quando seus pais descobrem seu passatempo proibido, o mundo dele desaba. Cada um desses meninos tem uma situação diferente. Alguns contam com o apoio incondicional da família, outros não. Alguns sofrem com o bullying na escola, outros, com o coração partido. Mas bem no centro de todas essas histórias paralelas está o amor. E, através dele, a coragem para lutar por um mundo onde esse sentimento nunca seja sinônimo de tabu.
(David Levithan, Galera Record) COMPRE AQUI
Você também poderá curtir:
- Sou gay e me apaixonei pelo amigo hetero. O que fazer?
- Fiquei com uma pessoa do mesmo sexo. Será que sou gay?
- 10 razões do porque é difícil ser um adolescente gay
4. SOBRE GAROTOS QUE BEIJAM GAROTOS

(Enrique Coimbra, Casa da Palavra) COMPRE AQUI
5. WILL & WILL: UM NOME, UM DESTINO

(John Green & David Levithan, Galera Record) COMPRE AQUI
6- AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL
Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras – são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.
(Stephen Chbosky, Editora Rocco) COMPRE AQUI
7- AMOR ENTRE MENINAS
A adolescência é uma idade muito complicada. Nesse período surge uma série de dúvidas sobre sexo. Será que sou homossexual porque achei aquela menina bonita? Essa pergunta é frequentemente feita por garotas que estão em dúvida sobre sua sexualidade. Amor entre meninas toca no assunto com uma abordagem leve e dinâmica, tirando dúvidas e desmistificando certos tabus que levam ao preconceito.
A autora Shirley Souza trata do amor entre iguais, destacando desde a possibilidade de experimentação, de autoconhecimento e de identificação como parte do desenvolvimento pessoal até conflitos associados aos desejos, sentimentos e emoções decorrentes da relação entre meninas.
Esta obra chega para complementar uma linha editorial voltada para a educação sexual de adolescentes, com perguntas e respostas, depoimentos de meninas mais velhas e curiosidades.
(Shirley Souza, Panda Book) COMPRE AQUI
BôNUS – 1+1 A Matemática do Amor
Este livro foi lançado bem após a matéria estar pronta, mas como a história é bem envolvente e interessante, resolvi adiciona-lo como bônus. O livro “1 + 1 A Matemática do Amor” é o primeiro romance LGBT da Editora Faro, e conta a história de amor entre dois meninos.
Nela, Lucas e Bernardo são dois garotos, de 16 anos, melhores amigos um do outro de toda a vida, e que de repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder… Bernardo reage mal e se revolta.
Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes.
Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos.
Então os meninos percebem que há algo mais entre eles… um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?”
Escrita pelos brasileiros Vinícius Grossos e Augusto Alvarenga, o livro tem um book trailer que pode ser visto aqui.
(Vinícius Grossos e Augusto Alvarenga, Editora Faro) COMPRE AQUI