Home - Literatura - 7 melhores livros com temática LGBT que você precisa ler
7 melhores Livros lgbt

7 melhores livros com temática LGBT que você precisa ler

Ao mesmo tempo que o preconceito contra homossexuais está diminuindo no Brasil e no mundo, o mercado  de livros gays ou melhor dizendo livros com temática LGBT,  também está ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras das livrarias no Brasil.  Eles deixaram de ser obras de guetos, com conteúdo apenas eróticos e passam a abordar temas como fantasia, drama ou romances, onde os protagonistas são gays, lésbicas ou trans. Onde os leitores podem se identificar com personagens que beijam, se apaixonam ou se decepcionam com outros garotos e garotas.

Não vou dizer que há centenas ou milhares de livros com temática LGBT no mercado, mas com certeza já existe uma grande quantidade que vai fazer com que você passe dias e mais dias se identificando, com as histórias de cada um dos personagens. Mas para que você saiba por onde começar, qual livro escolher, montei uma listinha com os 7 melhores livros LGBT que já li e que na minha opinião são os mais legais sobre o assunto. Espero que vocês também curtam.

Vamos nessa? Depois me diga o que você achou desta lista, deixando um comentário.

1- NÃO EXISTE AMOR ERRADO

imagem.aspx_ 7 melhores livros com temática LGBT que você precisa ler - Portal Ligação TeenA escola pode ser um lugar complicado para qualquer adolescente, mas para um adolescente gay, ela pode ser ainda pior. Nando, Lipe, Caio e Júlia são quatro amigos que estão concluindo o ensino médio e precisam aprender a lidar com o preconceito, o julgamento e a agressividade dos outros alunos. Com coragem, amizade e, às vezes, muito humor, eles acabam descobrindo a ‘dor e a delícia’ de ser quem são. Mas, e se em meio a tudo isso, um deles se apaixonar pelo garoto mais gato da escola? E se esse garoto for heterossexual? Será que, no amor, vale tudo? Será que realmente não existe amor errado?
(Aharom Avelino, Editora Metanoia) COMPRE AQUI


2- O TERCEIRO TRAVESSEIRO

imagem.aspx-2 7 melhores livros com temática LGBT que você precisa ler - Portal Ligação TeenEste livro busca contar a história de Marcus, um jovem comum da classe média paulistana. Com o melhor amigo Renato, descobre o amor e compreende que os dois precisarão encontrar o equilíbrio entre o que sentem e o que a família e a sociedade esperam deles, até que um terceiro personagem aparece.
(Nelson Luiz de Carvalho, Edições GLS) COMPRE AQUI


3- DOIS GAROTOS SE BEIJANDO

imagem.aspx_ 7 melhores livros com temática LGBT que você precisa ler - Portal Ligação TeenDo mesmo autor do best-seller Will & Will e Todo dia. Do lado de fora da escola, ao ar livre, rodeados por câmeras e por uma multidão que, em parte apoia e em parte repudia o que estão fazendo, Craig e Harry estão tentando quebrar o recorde mundial do beijo mais longo. Craig e Harry não são mais um casal, mas já foram um dia. Peter e Neil são um casal. Seus beijos são diferentes. Avery acaba de conhecer Ryan e precisa decidir sobre como contar para ele que é transexual, mas está com medo de não ser aceito depois disso.

Cooper está sozinho. Passa suas noites em claro, no computador, criando vidas falsas online e seduzindo homens que jamais conhecerá na vida real. Mas quando seus pais descobrem seu passatempo proibido, o mundo dele desaba. Cada um desses meninos tem uma situação diferente. Alguns contam com o apoio incondicional da família, outros não. Alguns sofrem com o bullying na escola, outros, com o coração partido. Mas bem no centro de todas essas histórias paralelas está o amor. E, através dele, a coragem para lutar por um mundo onde esse sentimento nunca seja sinônimo de tabu.
(David Levithan, Galera Record)  COMPRE AQUI


4. SOBRE GAROTOS QUE BEIJAM GAROTOS

imagem.aspx-3 7 melhores livros com temática LGBT que você precisa ler - Portal Ligação TeenQuem leu O Pequeno Príncipe, o clássico do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, deve lembrar a lição da raposa: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” Enzo, o jovem protagonista deste romance, é o oposto dessa máxima. Ele não gosta de se apegar, de relacionamentos fixos, duradouros, monótonos. E só se apaixona quando tem a certeza de que não será correspondido. Afinal, como dirá o próprio autor em seu blog, isso o poupa de “se tornar responsável pelos sentimentos de alguém”. Enzo só não contava com o aparecimento de Ian, o ficante (hétero) de uma amiga, com quem viverá uma espécie de aventura ou experiência amorosa cujas consequências serão avassaladoras.
A narrativa de Enrique Coimbra nos conduz pelo acidentado e movediço território do amadurecimento. As descobertas da juventude, da sexualidade, das relações interpessoais, do amor e outros afetos mais ou menos complexos são temas tratados com notável habilidade. Não é difícil identificar-se (ou desidentificar-se) com as peripécias dos personagens centrais do livro, independentemente de nossa orientação sexual. Mais que um romance queer, Sobre garotos que beijam garotos revela-se um livro sobre uma geração, uma época, com sua própria ética, suas dores, suas delícias e sua trilha sonora.
(Enrique Coimbra, Casa da Palavra) COMPRE AQUI

5. WILL & WILL: UM NOME, UM DESTINO

imagem.aspx-2 7 melhores livros com temática LGBT que você precisa ler - Portal Ligação TeenEm uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra… Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em um aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.

(John Green & David Levithan, Galera Record) COMPRE AQUI


6- AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL

imagem.aspx-3 7 melhores livros com temática LGBT que você precisa ler - Portal Ligação TeenCartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras – são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.
(Stephen Chbosky, Editora Rocco) COMPRE AQUI


7- O AMOR ENTRE MENINAS

imagem.aspx-4 7 melhores livros com temática LGBT que você precisa ler - Portal Ligação TeenA adolescência é uma idade muito complicada. Nesse período surge uma série de dúvidas sobre sexo. Será que sou homossexual porque achei aquela menina bonita? Essa pergunta é frequentemente feita por garotas que estão em dúvida sobre sua sexualidade. Amor entre meninas toca no assunto com uma abordagem leve e dinâmica, tirando dúvidas e desmistificando certos tabus que levam ao preconceito.

A autora Shirley Souza trata do amor entre iguais, destacando desde a possibilidade de experimentação, de autoconhecimento e de identificação como parte do desenvolvimento pessoal até conflitos associados aos desejos, sentimentos e emoções decorrentes da relação entre meninas.

Esta obra chega para complementar uma linha editorial voltada para a educação sexual de adolescentes, com perguntas e respostas, depoimentos de meninas mais velhas e curiosidades.
(Shirley Souza, Panda Book) COMPRE AQUI

 


BôNUS – 1+1 A Matemática do Amor

A-Matemática-do-Amor 7 melhores livros com temática LGBT que você precisa ler - Portal Ligação Teen

Este livro foi lançado bem após a matéria estar pronta, mas como a história é bem envolvente e interessante, resolvi adiciona-lo como bônus. O livro “1 + 1 A Matemática do Amor” é o primeiro romance LGBT da Editora Faro, e conta a história de amor entre dois meninos.

Nela, Lucas e Bernardo são dois garotos, de 16 anos, melhores amigos um do outro de toda a vida, e que de repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder… Bernardo reage mal e se revolta.

Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes.

Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos.

Então os meninos percebem que há algo mais entre eles… um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?”

Escrita pelos brasileiros Vinícius Grossos e  Augusto Alvarenga, o livro tem um book trailer que pode ser visto aqui.

(Vinícius Grossos e  Augusto Alvarenga, Editora Faro) COMPRE AQUI

Sobre Fabiano Matos

Idealizador do Portal Ligação Teeen. Acredita que a idade não está no RG, mas sim nos atos e cabeça de cada um. Curte tecnologia e é vidrado no mundo do entretenimento pop, principalmente cultura teen e street. Onde me encontrar? O mundo é minha casa, mas o facebook, o meu diário.

Check Also

Conheça “In a Heartbeat” – Curta que retrata o coração de um adolescente gay em busca do garoto dos seu sonhos

Há algumas semanas, a Internet se apaixonou silenciosamente pelo In a Heartbeat, um curta-metragem sobre …