Como muitas campanhas já alertam, o cigarro pode causar doenças cardiovasculares, hipertensão, câncer de diversos tipos, diabetes, entre outros males. Então aproveite que é proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo, como bares, baladas e restaurantes, em vários estados do Brasil e largue o cigarro de uma vez.

Se você é fumante ou tem um amigo que não consegue largar o cigarro, não se desespere! Hoje, existem diversas opções de tratamento para o tabagismo, que vêm se mostrando muito úteis para auxiliar os fumantes no processo de abandono de cigarro. Há medicamentos específicos que atuam sobre a vontade de fumar; terapia de reposição nicotínica (TRN), com gomas de mascar e adesivos; e terapia cognitiva comportamental.

Confira abaixo dicas do site www.queroparardefumar.com.br e informações de programas gratuitos de tratamento:

DICAS PARA DEIXAR DE FUMAR

Marque a data para parar de fumar:

•    A data deve ser marcada com uma certa antecedência (duas semanas);
•    Prefira dias mais tranqüilos;
•    Conte para seus familiares e amigos a respeito da decisão.

Dias que antecedem a data marcada:

•    Tente diminuir o número de cigarros fumados;
•    Descubra quais são as situações em que a vontade de fumar é maior (exemplos: após o café, ao beber bebidas alcoólicas, quando está ao telefone, etc) e procure evitá-las;
•  Retire da casa os produtos relacionados ao tabaco, como cinzeiros e isqueiros;
• Passe a fumar fora de casa, do carro e do ambiente de trabalho. Dessa forma, reduz-se o cheiro de cigarro nesses locais e por conseqüência a tentação para fumar;
•    Solicite aos familiares e amigos que não fumem perto de você e nem dentro de casa;
•    Se há algum fumante que divide com você o ambiente doméstico, convença-o a interromper o tabagismo, se não for possível peça-o para não fumar dentro de casa;
•    Lembre-se dos benefícios que terá ao parar de fumar.

A ação para parar de fumar

•    No dia marcado, pare com o cigarro de maneira abrupta;
•    Evite as situações que aumentem o desejo de fumar;
•    Use a medicação prescrita pelo médico;
•    Fuja da rotina e do estresse;
•    Para combater a ansiedade pratique atividade física, chupe uma bala;
•    Nos momentos em que o desejo pelo cigarro for intenso, a respiração labial pode ser útil: encha o peito de ar bem profundamente, feche os olhos e exale o ar lentamente através dos lábios semicerrados, durante a exalação fique relaxado e procure sentir todas as partes do corpo, repita o processo sempre que preciso;
•    Beba bastante água e procure comer alimentos mais leves;
•    Não hesite em procurar o seu médico.


A manutenção sem o cigarro

•    Lembre-se: você é um dependente da nicotina, um único cigarro pode levar ao insucesso do tratamento do tabagismo;
•    Mantenha uma vida saudável, continue praticando atividades físicas e se alimentando corretamente, dessa forma, você reduz o ganho de peso;
•    Evite a bebida alcoólica;
•    Os sintomas de abstinência tendem a desaparecer após 4 semanas, porém se o desejo de fumar surgir realize a respiração labial;
•    Lembre- se dos malefícios do cigarro.

PROGRAMAS PARA TE AJUDAR VOCÊ A LARGAR O CIGARRO

Programa de Cuidado Integral ao Fumante – Serviço de Psicologia do HCor
O Programa de Cuidado Integral ao Fumante é um dos trabalhos realizados pelo Serviço de Psicologia do HCor – Hopital do Coração em São Paulo, que consiste em um tratamento em grupos de cinco a 10 pessoas que se reúnem uma vez por semana, durante dois meses. Segundo dados do programa, cerca de 80% dos pacientes continuam sem fumar e, depois de um ano, 60% deles resistem ao cigarro.

Para participar do programa, inscreva-se gratuitamente nos telefones (11) 3053.6611 ou 3053.7600.

O tratamento acontece no Hospital do Coração – Hcor, que fica na Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 147 , em São Paulo.

Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas – Cratod
O Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas, Cratod, é um órgão da Secretaria de Estado da Saúde, que consiste em tratamentos e fornecimento de informações à população sobre a dependência de álcool, cigarro e drogas. No caso da dependência do cigarro, o tratamento consiste em grupos que se reúnem uma vez por semana, durante quatro semanas.

Está interessado? Ligue no telefone (11) 3329.4473 e inscreva-se.

O Cratod fica na Rua Prates, 165, no bairro o Bom Retiro , em São Paulo.

Lei Antifumo
A lei antifumo foi sancionada pelo governo do Estado de São Paulo em maio de 2009 e está em vigor desde o último dia 7 de agosto, do mesmo ano. A legislação proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo, como bares, restaurantes e casas noturnas. Quem quiser informar sobre o descumprimento da lei, pode fazer a denúncia por meio do telefone 0800 771 3541 ou pelo site www.leiantifumo.sp.gov.br

Fonte: Juventude.SP

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