Em alguns contos de fadas, tem sempre um príncipe que aparece para salvar a princesa de algum mal que a aflige, ou uma princesa maravilhosa em busca de um príncipe. E bem que a gente gostaria de umas histórinhas falando do princípe que encontrou um mendigo que na verdade era um rei de uma terra muito distante, não é ?Mas a gente sabe que na vida real não é tão simples assim, quando estamos a fim de ter um relacionamento com alguém, geralmente começamos pela…Paquera

É uma troca de olhares que, se correspondida, passa para uma troca de sorrisos, até que um dos dois se aproxime para conversar. Esta fase é super importante porque, além de ser ótima para a auto-estima (tem alguém interessado(a) em mim !) ainda permite que as duas pessoas se conheçam melhor, descubram se têm pontos em comum, e avaliem se vale a pena seguir em frente.

Depois…

Ficamos
É uma troca de experiências e sensações. Geralmente as meninas ou os meninos se beijam, e se abraçam sem nenhuma preocupação com o compromisso. É uma ótima chance de aprender a lidar com essa outra pessoa, seja ela do mesmo ou de outro sexo, e de colocar limites, ou seja, deixar claro o que você topa, e o que você não topa em matéria de ficar.
E….

Namoramos
Chega um momento em que só ficar não é mais suficiente. Você sente falta de estar mais junto e de conversar mais. Namorar, antes de tudo, é gostar de ficar junto, participar um da vida do outro, ser companheiro(a).
Ás vezes…

Transamos
Transar é um momento muito íntimo na vida de um casal, por isso tem que ser uma decisão dos dois. Transar também significa responsabilidade. Por isso, antes de transar, é super importante que o casal converse sobre o uso da CAMISINHA. Afinal ninguém pode dizer por aí que não sabia que se podia contrair o vírus da AIDS numa relação sexual, não é mesmo ? As meninas lésbicas também correm risco quando transam com outras meninas, mesmo este risco sendo pequeno, é sempre bom prevenir, porque a outra menina pode estar contaminada, seja por uso de drogas, por relações sexuais, entre outros meios de contrair o vírus.

Ninguém me ama, ninguém me quer…
Não entre nessa !
Não exise nenhuma lei que defina com que idade é normal paquerar, ficar, namorar ou transar. Nem as coisas têm que seguir necessariamente essa ordem.
Por isso, fique na sua, passeie bastante, faça muitos amigos e amigas e você vai ver como, de repente, vai aparecer alguém muito especial em sua vida.
Não precisa ter pressa, tá ?

Para uma transa ser realmente legal, é preciso:

  • Que os dois estejam a fim. Nada de um ficar pressionando, e o outro topar só de medo de perder o namorado
  • Não tem nada a ver transar só porque todas as amigas ou amigos já transaram. Cada um tem o seu momento.
  • Usar camisinha, mesmo na primeira transa, é fundamental. Por isso conversem antes  e aprendam como usá-la corretamente.
  • Encontrar um lugar gostoso e tranquilo para ficar à vontade e sem medo que apareça alguém a qualquer momento.
  • Respeitar os sentimentos dos outros. Não vale obrigar o outro a fazer o que não quer.
  • Não custa repetir: usar camisinha sempre. Sempre mesmo ! Toda vez que for transar

Retirado e adaptado do Boletim para Adolescentes do ECOS, “Transa Legal”. ECOS – R. dos Tupinambás, 239, São Paulo. Tel: (0xx11) 3171-3315.

(visitas 13 vezes, 1 visitas hoje)